Questões Frequentes

 

(UBIKE-UTAD)

 

 

A) A propósito da Ubike-UTAD

 

1) UBIKE-UTAD

UBIKE-UTAD é uma solução de mobilidade partilhada baseada em bicicletas elétricas proposta pela (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

 

2) Onde posso encontrar uma bicicleta (UBIKE-UTAD)?

A aplicação (UBIKE-UTAD) permite visualizar todas as estações do sistema.

Quando a estação está laranja, as bicicletas estão disponíveis (basta clicar na estação para ver o número de bicicletas disponíveis). Quando a estação está cinzenta, não há bicicletas disponíveis 

 

B) Utilização da bicicleta

 

1) Como desbloquear a bicicleta? 

Para desbloquear a sua bicicleta, basta entrar na aplicação (UBIKE-UTAD), (registar-se na primeira vez que aceder à Aplicação), digitalizar o código QR da bicicleta e ela será desbloqueada automaticamente.

 

2) Existe uma idade mínima para utilizar as bicicletas  UBIKE-UTAD?

Por razões legais e de seguro, a utilização das bicicletas UBIKE-UTAD são apenas permitidas aos maiores de 16 anos.

 

3) Como estacionar e bloquear a minha bicicleta? 

Para terminar a viagem, basta estacionar devidamente a bicicleta e fechar o cadeado. Para terminar a sua viagem, a aplicação pedirá que tire uma foto da bicicleta. Um bip avisará que a sua bicicleta está devidamente trancada. 

 

4) É possível fazer uma pausa durante a minha viagem?

Sim, durante a sua viagem, pode parar a sua bicicleta, trancando-a (cadeado / cabo). A sua viagem não termina e nenhum outro utilizador poderá desbloquear a sua bicicleta.

 

C) Tarifas e meios de pagamento 

 

1) Tenho que subscrever uma assinatura para poder usar uma bicicleta? 

Sim, pode usar uma bicicleta se for membro da comunidade da UTAD (aluno, docente, não docente ou investigador) e assinar um contrato de aluguer para o efeito.

 

2) Qual é o custo de uma viagem?

Não há custo associado a cada viagem. A comparticipação semestral é de 30€, soba forma de caução, devendo ser liquidada adiantadamente na altura da assinatura do contrato de aluguer.

 

3) Como faço para mudar de cartão de crédito? 

Na Aplicação UBIKE-UTAD na sua conta, aceda a "Gerir os meios de pagamento".

 

D) Urgências

 

 

1) O que fazer em caso de acidente com uma bicicleta (UBIKE-UTAD)?

Se o acidente for grave, peça ajuda diretamente. Se não, entre em contato connosco através da Aplicação (UBIKE-UTAD) (secção de “contacto”).

 

2) Quais são os números de emergência?

Não se esqueça dos números de emergência: 112 é o número de emergência válido em todo o território nacional.

 

3) Como pode contactar connosco? 

Pode entrar em contato connosco através da Aplicação (contacto), ou pelo correio eletrónico ubike@utad.pt

 

E) Seguro

 

1) Existe seguro em caso de acidente?

Existe seguro de responsabilidade civil.

 

2) Existe seguro em caso de roubo da bicicleta?

Sim, existe seguro em caso de roubo integral da bicicleta, ficando excluído o furto ou roubo de peças e acessórios da bicicleta, cuja responsabilidade neste último caso é do utilizador. No caso de roubo integral da bicicleta ser-lhe-á cobrada uma franquia de 75€.

 

F) Segurança

 

1) É obrigatório o uso de capacete ? 

É obrigatório o uso de capacete nos termos do Código da Estrada em vigor.

 

2) Qual é a velocidade máxima autorizada?

O utilizador tem que respeitar as regras do Código da Estrada em vigor.

 

3) Posso usar uma bicicleta com mau tempo?

Sim, as nossas bicicletas foram projetadas para serem usadas em qualquer circunstância. Certifique-se de manter as precauções necessárias em caso de mau tempo, conduzindo com suavidade e sendo ainda mais cuidadoso do que habitualmente.

 

 

G) Zonas de circulação

 

1) Como posso saber de zonas de circulação delimitadas?

Com a UBIKE-UTAD, não há áreas definidas. Apenas tem que estacionar a bicicleta e fechar a sessão para completar a sua viagem, dentro da área de atuação da cidade de Vila Real.

 

 

H) Tenho um problema

 

1) No caso de um problema com uma bicicleta, com quem devo falar?

Informe diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo no canto superior direito "Relatar um problema". Entraremos em contato mais tarde.

 

2) Para qualquer outro problema, com quem devo falar?

Em caso de emergência, pode entrar em contato com o 112, que é o número de emergência válido em toda a União Europeia.

 

Indique a natureza do problema na secção "Contacto" do menu. Entraremos em contato mais tarde. Pode também entrar em contato connosco através do correio eletrónico ubike@utad.pt.

 

3) O que fazer em caso de roubo da bicicleta durante a minha viagem? 

Após a formalização do aluguer semestral, o utilizador é responsável pelo seu veículo durante todo o período de aluguer. Enquanto isso, se lhe roubarem a sua bicicleta, informe-se diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo no canto superior direito "A minha bicicleta foi roubada". Entraremos em contacto mais tarde. Recomendamos que paralelamente, entre em contato connosco através do correio eletrónico ubike@utad.pt.

 

 

5) Se vir uma bicicleta abandonada o que devo fazer? 

Entre em contato connosco através da Aplicação (secção de contacto) ou por correio eletrónico:(ubike@utad.pt). Obrigado.

 

6) O que fazer em caso de esquecimento de bloquear a bicicleta na estação? 

Assim que se aperceber, vá rapidamente verificar se a bicicleta ainda se encontra no mesmo sítio onde a deixou. Se não, entre em contato diretamente connosco.