Questões
Frequentes |
|
(UBIKE-UTAD) |
|
A) A propósito da Ubike-UTAD
1) UBIKE-UTAD
UBIKE-UTAD é uma solução de
mobilidade partilhada baseada em bicicletas elétricas proposta pela (Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro).
2) Onde posso encontrar uma
bicicleta (UBIKE-UTAD)?
A aplicação (UBIKE-UTAD) permite
visualizar todas as estações do sistema.
Quando a estação está laranja, as
bicicletas estão disponíveis (basta clicar na estação para ver o número de
bicicletas disponíveis). Quando a estação está cinzenta, não há bicicletas
disponíveis
B) Utilização da bicicleta
1) Como desbloquear a
bicicleta?
Para desbloquear a sua bicicleta,
basta entrar na aplicação (UBIKE-UTAD), (registar-se na primeira vez que aceder
à Aplicação), digitalizar o código QR da bicicleta e ela será desbloqueada
automaticamente.
2) Existe uma idade mínima para
utilizar as bicicletas UBIKE-UTAD?
Por razões legais e de seguro, a
utilização das bicicletas UBIKE-UTAD são apenas permitidas aos maiores de 16
anos.
3) Como estacionar e bloquear a
minha bicicleta?
Para terminar a viagem, basta
estacionar devidamente a bicicleta e fechar o cadeado. Para terminar a sua
viagem, a aplicação pedirá que tire uma foto da bicicleta. Um bip avisará que a
sua bicicleta está devidamente trancada.
4) É possível fazer uma pausa
durante a minha viagem?
Sim, durante a sua viagem, pode
parar a sua bicicleta, trancando-a (cadeado / cabo). A sua viagem não termina e
nenhum outro utilizador poderá desbloquear a sua bicicleta.
C) Tarifas e meios de
pagamento
1) Tenho que subscrever uma
assinatura para poder usar uma bicicleta?
Sim, pode usar uma bicicleta se
for membro da comunidade da UTAD (aluno, docente, não docente ou investigador)
e assinar um contrato de aluguer para o efeito.
2) Qual é o custo de uma viagem?
Não há custo associado a cada
viagem. A comparticipação semestral é de 30€, soba forma de caução, devendo ser
liquidada adiantadamente na altura da assinatura do contrato de aluguer.
3) Como faço para mudar de cartão
de crédito?
Na Aplicação UBIKE-UTAD na sua
conta, aceda a "Gerir os meios de pagamento".
D) Urgências
1) O que fazer em caso de acidente
com uma bicicleta (UBIKE-UTAD)?
Se o acidente for grave, peça
ajuda diretamente. Se não, entre em contato connosco através da Aplicação (UBIKE-UTAD)
(secção de “contacto”).
2) Quais são os números de
emergência?
Não se esqueça dos números de
emergência: 112 é o número de emergência válido em todo o território nacional.
3) Como pode contactar
connosco?
Pode entrar em contato connosco
através da Aplicação (contacto), ou pelo correio eletrónico ubike@utad.pt
E) Seguro
1) Existe seguro em caso de acidente?
Existe seguro de responsabilidade
civil.
2) Existe seguro em caso de roubo
da bicicleta?
Sim, existe seguro em caso de
roubo integral da bicicleta, ficando excluído o furto ou roubo de peças e
acessórios da bicicleta, cuja responsabilidade neste último caso é do
utilizador. No caso de roubo integral da bicicleta ser-lhe-á cobrada uma
franquia de 75€.
F) Segurança
1) É obrigatório o uso de capacete
?
É obrigatório o uso de capacete nos
termos do Código da Estrada em vigor.
2) Qual é a velocidade máxima
autorizada?
O utilizador tem que respeitar as
regras do Código da Estrada em vigor.
3) Posso usar uma bicicleta com
mau tempo?
Sim, as nossas bicicletas foram
projetadas para serem usadas em qualquer circunstância. Certifique-se de manter
as precauções necessárias em caso de mau tempo, conduzindo com suavidade e
sendo ainda mais cuidadoso do que habitualmente.
G) Zonas de circulação
1) Como posso saber de zonas de circulação
delimitadas?
Com a UBIKE-UTAD, não há áreas definidas.
Apenas tem que estacionar a bicicleta e fechar a sessão para completar a sua
viagem, dentro da área de atuação da cidade de Vila Real.
H) Tenho um problema
1) No caso de um problema com uma
bicicleta, com quem devo falar?
Informe diretamente na Aplicação
clicando no ícone do triângulo no canto superior direito "Relatar um
problema". Entraremos em contato mais tarde.
2) Para qualquer outro problema,
com quem devo falar?
Em caso de emergência, pode
entrar em contato com o 112, que é o número de emergência válido em toda a
União Europeia.
Indique a natureza do problema na
secção "Contacto" do menu. Entraremos em contato mais tarde. Pode
também entrar em contato connosco através do correio eletrónico ubike@utad.pt.
3) O que fazer em caso de roubo da
bicicleta durante a minha viagem?
Após a formalização do aluguer
semestral, o utilizador é responsável pelo seu veículo durante todo o período
de aluguer. Enquanto isso, se lhe roubarem a sua bicicleta, informe-se
diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo no canto superior
direito "A minha bicicleta foi roubada". Entraremos em contacto mais
tarde. Recomendamos que paralelamente, entre em contato connosco através do
correio eletrónico ubike@utad.pt.
5) Se vir uma bicicleta abandonada
o que devo fazer?
Entre em contato connosco através
da Aplicação (secção de contacto) ou por correio eletrónico:(ubike@utad.pt). Obrigado.
6) O que fazer em caso de
esquecimento de bloquear a bicicleta na estação?
Assim que se aperceber, vá
rapidamente verificar se a bicicleta ainda se encontra no mesmo sítio onde a
deixou. Se não, entre em contato diretamente connosco.